quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Arte abstrata


O que é?

A arte abstrata ou abstracionismo é geralmente entendido como uma forma de arte que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta exterior. Ao invés disso, usa as relações formais entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra, de uma maneira “não representacional”.

Surgimento
 Surge a partir das experiências das vanguardas europeias, que recusam a herança renascentista das academias de arte, em outras palavras, a estética greco-romana. A expressão também pode ser usada para se referir especificamente à arte produzida no início do século XX por determinados movimentos e escolas que genericamente encaixam-se na arte moderna.

Wasiliy Vasil'yevich Kandinsky, é considerado o autor do primeiro quadro abstrato.
Wasiliy Kadinsky (é considerado o pai da arte abstrata)



Franz Marc. - O Tigre


No Brasil
A arte abstrata no Brasil se iniciou por volta de 1950 com Antônio Bandeira. Em 1951, em São Paulo foi feita a Primeira Bienal Internacional de Arte, no Museu de Arte Moderna. Os principais pintores brasileiros da arte abstrata estavam lá, entre eles ; Antônio Bandeira, Iberê Camargo, Lygia Clark, Manabu Mabe, Alfredo Volpi, Milton Dacosta, Waldemar Cordeiro, Ivan Serpa.
 Atualmente...
A arte abstrata não esta mais na tela, ela “saltou” para fora. A arte abstrata esta em objetos tridimensionais como caixas, túneis de tecido, sacos, etc.
Artistas plásticos começaram a usar colagens, fotografias, esculturas etc mesclando com o abstrato em suas obras.
A arte abstrata foi muito importante para a evolução de nossa expressão artística.

Tomas Brechler Omega Code
Fontes:





Um comentário: